Se você já fez uma pesquisa sobre métodos para se divulgar um negócio na internet, é provável que tenha lido algo sobre Google Adwords.

Google Adords é o principal serviço de publicidade da Google e principal fonte de receita desta empresa. O serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e Custo por mil Impressões (CPM), que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o internauta está pesquisando.

Sendo um modo de adquirir publicidade altamente segmentada independentemente de qual seja o orçamento do anunciante. Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, assim como em sites de pesquisa e de conteúdo, chamado de rede de Display, da crescente rede de anúncios do Google, que inclui G1.com, Terra, R7.com entre milhões de outros sites.

Uma mídia de divulgação como esta deveria, segundo a lógica, ter um alto custo de implementação e manutenção, porém, não é isto que ocorre com o Google AdWords. Anunciantes que possuem um baixo orçamento disponível para publicidade, contemplam no Google AdWords a oportunidade ideal para divulgar seus produtos e serviços. Nos Links Patrocinados é possível determinar quanto você está disposto a gastar por dia, sem a existência de um compromisso com gasto mínimo.

Este sistema é baseado principalmente no chamado CPC (Custo Por Clique). O CPC permite ao anunciante pagar uma determinada importância, somente quando o usuário clica em seu anúncio. Provavelmente esta é a maneira mais justa de se anunciar, especialmente pelo fato do usuário que realizou a pesquisa e clicou no anúncio já estar inclinado à compra. E com os recursos de segmentação aplicados corretamente, o custo médio por clique tende a diminuir e o retorno do seu investimento tende a aumentar.

Invista em dobro no seu próprio negócio, ao invés de investir em algo que você não tem nenhuma experiência.

Para refletir:

  • Quanto custa anunciar no rádio, jornal ou TV?
  • Quantas pessoas vão REALMENTE ver ou ouvir seu anúncio?